top of page

Guia Básico: Como Criar a Identidade da sua Marca

Veja a seguir os passos para definir a identidade da sua marca e implementá-la.


Neste artigo veja como criar uma identidade da marca que impactará seu público de forma sincera. Veja como integrar o conceito de identidade da marca à sua rotina como empresária(o), e como tê-la sempre em mente quando você publica textos, usa as redes sociais ou cria um site.

Beauty shot of woman with hands wrapped on face


A vírgula da Nike, o azul do Facebook e a ideia que “Bombril tem mil e uma utilidades” – quando você encontra estes elementos visuais, imediatamente associa-os com a empresa específica e com seus produtos. Esta conexão direta que acontece na sua mente é a prova viva do poder do branding. Estas empresas criaram uma identidade que funciona exatamente como era sua intenção. É possível reconhecê-las da mesma forma como reconhece um amigo ou um parente.

Veja a seguir os passos para definir a identidade da sua marca e implementá-la.


1. O que é identidade da marca


Identidade da marca é uma parte fundamental do caminho para o sucesso de qualquer empresa. Inclui objetivos, visões e valores da sua marca, além de seus públicos-alvo pretendidos e a percepção que eles têm em relação à sua própria identidade. Da mesma forma como as pessoas expressam sua identidade através das roupas que usam, a música que escutam e os amigos com quem convivem, as marcas expressam sua identidade através de certas formas de aparência, de tom de voz e de comportamento.



2. Como definir a identidade da sua marca


O processo de construção da identidade da marca envolve alguns passos práticos, mas você precisa fazer um trabalho conceitual antes de chegar aos aspectos mais importantes. O propósito das tarefas a seguir é ajudar a definir sua marca de dentro para fora. De posse deste conhecimento, você poderá construir uma marca mais poderosa com uma identidade clara e consistente.


Encontre a voz da sua marca: Quando falamos sobre a “voz” queremos dizer a personalidade que sua marca representa. Encontrar a voz certa para sua marca é uma missão desafiadora que requer um pouco de análise. Veja a seguir um exercício para fazer esta análise:


Tente imaginar a conversa ideal com um consumidor, um diálogo onde tudo funciona exatamente como você planejou e o cliente está se apaixonando pela sua marca. O que é que tem nesta conversa que a fez ser tão bem sucedida? Que emoções você conseguiu evocar ao interagir com o cliente? Qual o vocabulário que fez tudo acontecer? Agora dê um passo adiante, imagine a conversa que seu cliente vai ter depois com seus próprios amigos e como vai defender a sua marca para eles. Como você quer que as pessoas falem sobre você? Trabalhar estas questões ajuda a compreender o tom, a atitude e o astral você quer mostrar no seu “branding”.


Defina seus valores fundamentais: Se você quer que seus esforços de branding sejam bem sucedidos, sua empresa precisa se comprometer com metas que vão além do lucro. Não que haja nada de errado em ganhar dinheiro! Afinal, esse é o objetivo final de todo mundo. Só que as marcas só desenvolvem uma conexão verdadeira com seu público quando conseguem provar que acreditam em algo bem maior.


Destaque o valor agregado que as pessoas vão conseguir da sua marca. Talvez sua empresa consiga influenciá-los para que se vistam melhor e se sentiam mais confiantes? Ou quem sabe escolhendo seus produtos sustentáveis estão apoiando uma causa ambiental? Talvez seus serviços possam guiá-los através de um relaxamento e de um estado de plenitude? Ou uma noite no seu restaurante é uma oportunidade para se divertir com a família e os amigos? Faça uma lista destes valores fundamentais que sua marca pode promover e pense em maneiras de conectá-los à voz da sua marca.


Desenvolva sua história e sua visão: O ser humano se relaciona com histórias sobre pessoas. Construir a identidade da sua marca ao redor de uma história vai te ajudar a interagir com seu público em um nível mais profundo. Aqui não estamos falando sobre ser criativo no que escreve. Aqui o que você precisa fazer é transmitir a sua perspectiva (enquanto indivíduo ou como uma companhia) de forma autêntica e acessível.


Há dois ângulos que você deve incorporar à sua história. O primeiro foca em você: o que te inspirou a dar esse passo e começar a sua empresa e o que você espera alcançar com ela. O segundo aspecto que você deve incluir foca no seu público-alvo: onde sua marca se encaixa nas suas vidas, o que você lhes oferece e como se propõe a interagir com eles. Explique de forma clara, para que seus futuros clientes possam facilmente vislumbrar imagem que você idealizou.


3. Como criar a identidade da sua marca


Completada a pesquisa preparatória, o próximo passo é traduzir as conclusões teóricas em ações práticas. Isso pode ser feito de diversas formas:


Nenhuma orientação sobre como criar uma marca está completa sem dar uma ênfase no design. A aparência e percepção do seu site são componentes chave da identidade da marca e você deve prestar especial atenção à dimensão visual seguindo estes passos:


Perceber qual estilo de design se adapta melhor: Vamos continuar pensando na sua marca como se fosse uma pessoa. Anteriormente você definiu a sua personalidade, o tom de voz e no que acredita. Agora é o momento de focar em sua sensação de estilo. A sua marca está tentando mostrar uma aparência profissional e elegante? Talvez um estilo retrô? Você a descreveria como alguém que se veste de forma mais clássica ou mais esportiva? Funcionaria melhor com um aspecto minimalista ou mais vibrante? A resposta obviamente não tem nada a ver com suas próprias preferências em termos de estilo de roupa. Trata-se da expressão visual da identidade da sua marca.


Crie um logo que diga tudo: O logo da sua empresa é tão importante para a identidade da marca quanto o nome da companhia. É importante que o logo capte toda a essência da sua marca em um elemento visual inesquecível. O Criador de Logo Wix é a ferramenta online ideal para todas as suas necessidades em termos de design de logo. Tudo o que precisa fazer é responder a algumas questões simples sobre a identidade da sua marca e o Criador de Logo faz todo o resto. Verifique também nosso artigos sobre como criar um logo para compreender todos os macetes que fazem um logo se destacar.


Selecione suas cores e seu esquema de fontes: As fontes e as cores são os ingredientes básicos que você precisa adicionar a qualquer design relacionado à sua marca. São o instrumento que cria a atmosfera que você deseja para seu branding, e é por isso que deve escolhê-las com todo o cuidado. Veja nossos artigos para saber como escolher uma super paleta de cores e encontrar as fontes ideais.


Observação: Estes passos não cobrem todo o branding visual que você precisa fazer para a sua empresa. Você encontrará outros passos à medida que for criando seu site, o design dos seus anúncios, preparando os elementos gráficos para as redes sociais, etc. O que estes três passos abrangentes têm como objetivo é definir a linguagem visual geral que vai orientar todas as tarefas de design que virão em seguida.


Para alcançar uma comunicação fluida com seu público, será necessário um tempo para formular as palavras e tudo o que é relacionado ao texto. Branding textual é tão importante como os aspectos visuais de construir a identidade da marca. Mesmo se você não se considera um exímio escritor, dê o seu melhor. Você pode acabar descobrindo seu gênio literário oculto.


Escreva um slogan perfeito: Se você tivesse que descrever sua marca em apenas algumas palavras, o que escreveria? Um slogan é uma declaração muito breve sobre a sua empresa e o que ela oferece. Além de ser curto, o slogan também precisa ser cativante e sedutor. Deve atrair as pessoas para que interajam mais com a sua marca. A parte mais complicada é conseguir criar uma tagline (slogan) que seja ao mesmo tempo simples (não vai querer deixar as pessoas confusas) e intrigante. Um dos nossos exemplos favoritos é o slogan da Disneylândia: O Lugar Mais Feliz do Mundo.


Escreva a narrativa da sua marca: Lembra-se da parte onde desenvolveu a história e visão da sua marca? Então, agora você vai levar isso um passo adiante. O ato de escrever tudo ajuda a refinar todo o processo de contar a história. Só que não basta ter uma narrativa convincente. Você precisa saber compartilhá-la de uma forma cativante e que engaje os clientes e público em potencial. Recomendamos que escreva uma versão pequena (de um parágrafo) e uma mais extensa (três a cinco parágrafos). Você vai precisar ter as duas versões disponíveis para plataformas diferentes e diversos propósitos de marketing.


Crie um blog: Escrever um blog pode realmente ampliar a construção do branding e da identidade da marca. Os blogs oferecem uma maior liberdade criativa que a maioria das ferramentas de marketing. Você pode usar um tom de voz mais pessoal e mostrar muito da atividade dos “bastidores” da sua empresa. Em outras palavras, é um método poderoso para comunicar aos seus seguidores a identidade da sua marca. Se você é novato como blogueiro, deve dar uma verificada no nosso mais recente guia sobre como começar um blog.


Saiba o que funciona melhor para você: Nem todos os tipos de marketing funcionam bem para todos os tipos de empresas. Para alinhar seu marketing com seu branding, você precisa compreender quais campanhas funcionam bem com a sua marca e quais podem arruiná-la. Por exemplo, há muitas marcas que se beneficiam imensamente de uma atividade frequente no Instagram. Marcas que são mais relacionadas ao conteúdo que ao visual terão menos sucesso nesta mídia e talvez devam focar seus esforços de marketing em outro lugar, como o LinkedIn.

Construa sua presença online: Plataformas online oferecem múltiplos caminhos para desenvolver a identidade da sua marca. Quando você cria um site, configura seus perfis nas redes sociais ou envia newsletters por email, você consegue cultivar uma comunicação tipo olho no olho com seu público, e isso faz funcionar todas as características da identidade da marca que cobrimos até agora, desde a voz da sua marca até a escolha de seu esquema de cores. O marketing online também é flexível e dinâmico, de forma que há mais espaço para experimentar e aperfeiçoar, e os custos, em geral, são menores do que os custos do marketing offline.


Explore oportunidades de marketing offline: Nós continuamos apoiando e elogiando o marketing online para construir a identidade da marca. No entanto, isso não significa que você deve esquecer por completo o mundo offline. O truque é compreender quais tipos de oportunidades são mais adequadas aos seus objetivos. Para algumas empresas, patrocinar equipes esportivas pode se adaptar perfeitamente à sua marca. Para outras, participar de conferências temáticas ou de meetups é uma aposta mais segura. Tenha os olhos bem abertos para novas possibilidades, mas escolha com cautela quais você vai levar em consideração.

Pontos importantes para ter em mente


Seja consistente: A consistência é extremamente importante no branding. Se você não usa de forma consistente seu logo, sua paleta de cores ou seu tom de voz, a identidade da sua marca corre o risco de parecer levemente aleatória.


Simplicidade: O objetivo é que seu público-alvo consiga reconhecer a sua marca quase que intuitivamente. Em todos os seus esforços de branding use a simplicidade e sinceridade em todas as suas mensagens.


Certifique-se que funciona: Todo o propósito por trás do branding é ajudar sua empresa a crescer. Se você não está vendo os resultados que esperava, talvez seja mais inteligente experimentar algo novo.


Pronto para levar sua marca à internet? Crie um site com Wix!

bottom of page