top of page
Foto do escritorErika Bosco

Papo sobre SEO: Como Encontrar as Palavras-Chave Perfeitas para Seu Site

Veja a seguir algumas dicas de especialistas para ajudar você a escolher as melhores palavras-chave possíveis.




Faça uma Lista


O primeiro passo para encontrar suas palavras-chave é sentar e fazer uma lista. Tente pensar em quais termos e frases seus clientes usariam para procurar uma empresa como a sua no Google. Não tem certeza se está no caminho certo? Jogue esses termos no Google e veja se nos resultados aparecem seus concorrentes. Se aparecerem, você provavelmente está no caminho certo.



Seja Específico


Quando estiver debatendo para encontrar palavras-chave, procure escolher palavras que descrevam o que você faz e os produtos que vende ou serviços que presta. Em seguida, considere juntar a estas palavras termos que são tendência, como “orgânico” ou “faça você mesmo”. Se você tem uma empresa local, tente adicionar uma palavra que descreva sua localização. Isto vai ajudar você a ter os clientes da sua área como alvo e também vai ajudar as pessoas certas a encontrar seu site.



Pense como o seu cliente


Se imagine na posição do seu cliente. Não pense em como você descreve a sua empresa; ao invés disso, pense como seu potencial cliente estaria procurando quando está digitando no Google, seja no computador ou celular. Por exemplo, enquanto você pode pensar em se descrever como um “designer de jardins”, seus clientes em potencial mais provavelmente estariam procurando por “paisagista”. Mesmo se você não se vê dessa forma, seus clientes veem. E, quando se trata de palavras-chave, é isso que importa.



Use uma ferramenta para palavras-chave

Quando se trata de escolher palavras-chave, os especialistas sempre usam uma Ferramenta para Palavras-chave como o Google Analytics, Moz Explorer ou SEMRush. Estas ferramentas exibem, todo mês, exatamente quantas pessoas estão procurando por termos específicos e sugerem termos a serem usados e podem te dizer se uma certa palavra-chave é muito competitiva. (Se muitas empresas estão usando uma determinada palavra-chave, esta é considerada competitiva e, por consequência, fica mais difícil de conseguir um bom ranking).




O Google Keyword Tool é uma ferramenta excelente por duas razões principais:


  1. É grátis

  2. É do Google – Grão-Mestre de tudo o que é relacionado à busca.

Infelizmente, as regras foram mudadas recentemente e você só pode acessar essa ferramenta se tiver, no momento, uma campanha do AdWords no Google. No entanto, se você quer montar uma campanha no Adwords, você pode usar a Google Keyword Tool para acessar mensalmente os números de busca para um termo específico, podendo essa busca ser nacional, no seu estado ou até na sua cidade. A ferramenta também pode recomendar frases similares para você usar. Se você quer começar a usar o Google Keyword Tool, dê uma conferida nos seus tutoriais aqui.



A ferramenta do Moz para palavras-chave só fornece dados de busca a nível nacional, no entanto, é excelente para recomendar frases sobre as quais você talvez nem tenha pensado. A possibilidade de sugerir frases-chave de cauda longa (as chamadas “long tail” com mais de 3 ou 4 palavras) que tenham uma menor procura faz do Moz uma excelente escolha para pequenas empresas. O Moz cobra uma tarifa mensal, mas você pode experimentar grátis por 30 dias. Isso deve ser tempo mais do que suficiente para conseguir todos os dados que necessita.


Veja um passo-a-passo de como usar o Moz:


  1. Vá em Moz Explorer.

  2. Digite a palavra-chave que você considera que descreve o seu negócio. (Se você quiser procurar termos locais, você também pode incluir a cidade ou estado).

  3. Selecione o seu país.

  4. Em “Keyword Suggestions” clique em “See all 1000 suggestions” (ver todas as 1000 sugestões).

  5. O volume de busca para a palavra-chave original será mostrado além de uma lista de termos recomendados que aparecerão por ordem de importância.

  6. Se constar “no data” junto de um termo, normalmente isto significa que o volume de busca é zero ou muito baixo.

  7. Você pode exportar um arquivo CSV e escolher as ideias de palavra-chave mais relacionadas ao seu negócio.


SEMrush é outra ferramenta que os especialistas adoram. Além de conseguir dados sobre palavras-chave, você também pode usar a ferramenta para saber como está o ranking dos seus concorrentes. (Digite o Domínio, clique em “Organic Results” e clique em “Positions”). Você tem um dia para experimentar o SEMrush e depois disso é pago. A ferramenta é fantástica e vale muito a pena gastar esse dinheiro.


Leve em consideração a concorrência


Você pode ser um excelente fotógrafo de casamento em Belo Horizonte, mas as chances de ter um ranking elevado para “Fotógrafo Belo Horizonte”, “Fotografia Casamento Belo Horizonte” são muito pequenas. Estes são termos altamente competitivos e é praticamente impossível para um pequeno fotógrafo aparecer na primeira página do Google por estes termos.


Como alternativa encontre um nicho – Procure seu nicho e tente encontrar palavras-chave que captem esse nicho. Você é particularmente talentoso nas fotos de casamento em preto e branco? Tem uma abordagem mais como fotojornalista para as fotos de casamento? Adicione alguns adjetivos específicos às suas palavras-chave e dará uma impulsionada nas suas chances de ter um ranking elevado nos motores de busca.



Prefira qualidade em vez de quantidade


Normalmente, não é interessante escolher as palavras-chave que têm o maior número de buscas mensais. Não só essas frases são frequentemente competitivas, mas mesmo que você consiga ter um ranking elevado usando estas palavras-chave, provavelmente estas não vão te trazer clientes. É mais importante procurar por palavras-chave de qualidade que possam descrever especificamente e com exatidão aquilo que você faz. Não tem certeza se a palavra escolhida é a certa? Pergunte a você mesmo: Quais as chances de alguém que faz a busca no Google com essa palavra realmente estar procurando por mim ou pela minha empresa?


Após identificar uma lista de 5 a 10 excelentes palavras-chave, está na hora de usá-las no seu site. Use as palavras no seu conteúdo, no alt text das imagens e em qualquer lugar onde escrever sobre o seu negócio.


Dê uma conferida nesta análise sobre o SEO do Wix .


Leia esses outros artigos sobre Marketing Digital e SEO:










Comentarios


bottom of page