top of page

O que é SEO? Guia Para Principiantes

SEO (em inglês Search Engine Optimzation) é a prática de otimizar o seu conteúdo para que seu site consiga a posição mais alta possível na página dos resultados de busca.


Este artigo vai cobrir tudo o que é necessário para implementar todos esses detalhes e para se certificar que eles atendem aos padrões do SEO.


Product shot of coconut, egg and honey

No mundo de hoje sabemos que o Google reina. Nós recorremos à plataforma de buscas para praticamente qualquer questão que tenhamos. Por isso, não é de admirar que todo mundo está fazendo o que for possível para que suas informações sejam encontradas no Google. E o SEO é exatamente isso - a prática de otimizar o seu conteúdo para que consiga a posição mais alta possível na página dos resultados de busca.

Implementar as táticas de SEO pode ser uma tarefa muito trabalhosa e vai desde criar um excelente site até redigir corretamente os metadados. Infelizmente, não basta simplesmente divulgar suas informações na plataforma. Estudos mostram que 75% de todos os cliques nos motores de busca são nos três primeiros resultados da página. Isso significa que só 25% de todos os cliques vão para os outros milhares ou centenas de resultados. Em outras palavras, você precisa fazer de tudo para conseguir ficar entre esses três primeiros resultados.

É por isso que é essencial prestar atenção aos pequenos detalhes do seu site. Este artigo vai cobrir tudo o que é necessário para implementar todos esses detalhes e para se certificar que eles atendem aos padrões do SEO.


O que é SEO?

SEO, ou otimização dos motores de busca, é o processo de otimização de sites para que tenham uma excelente classificação nos resultados dos motores de busca através de consultas orgânicas (não pagas).

Em outras palavras, seu site precisa satisfazer certas referências que as plataformas como o Google procuram. O Google procura proporcionar aos seus usuários uma experiência mais positiva possível e, dessa forma, precisa apresentar a melhor informação disponível. Essencialmente, o SEO é o processo que vai garantir que os motores de busca reconheçam seu conteúdo como a mais relevante e melhor informação disponível na Rede para uma questão específica de busca.

Como funcionam os motores de busca?

Como você já sabe, basicamente o SEO é a prática de agradar aos motores de busca. Mas como funcionam os motores de busca? Como eles sabem qual o conteúdo do seu site?

Os motores de busca usam robôs que rastreiam páginas na internet de forma a determinar qual o seu conteúdo. Uma vez que recolhem suficiente informação, os robôs adicionam essas páginas ao seu índice. Em seguida, o algoritmo simplesmente casa a consulta de busca do usuário com a informação relevante que consta no seu índice e fornece aos usuários uma resposta precisa para a sua consulta.

É importante saber que o Google não divulga dados específicos sobre o seu algoritmo e, portanto, é impossível saber ao certo como as diversas estratégias de SEO são levadas em consideração.


SEO on-page vs. SEO off-page

O SEO é impactado por diversos fatores. Como não há maneira de saber exatamente o que influencia mais o ranking dos motores de busca, os especialistas recomendam que sua estratégia de SEO inclua um conjunto de diversas táticas. Essas táticas podem ser em grande parte divididas em duas categorias: SEO on-page e off-page.

O SEO on-page se refere às estratégias que você implementa no próprio site, incluindo tudo, desde o design e texto até seus metadados, alt text e mais. O SEO off-page se refere aos passos que são dados fora do seu site. Isso inclui coisas como links externos, posts sociais e outros meios de promoção do site.

Tanto o SEO on-page como o off-page são essenciais para direcionar tráfego para o seu site e, em última análise, assinalar para o Google que o site é bem significativo no meio. Mostrando ao Google que seu site é importante e que as pessoas estão interessadas em saber mais sobre o que tem a oferecer, você está ajudando suas páginas a ter uma classificação mais elevada e a conseguir direcionar mais tráfego.


Como implementar o SEO

Apesar de que pode parecer meio óbvio, é importante mencionar que criar um site excepcional é o primeiro passo para implementar as melhores práticas de SEO. Certifique-se que seu site é facilmente navegável, que proporciona uma excelente experiência de usuário e que apresenta com clareza a informação que você deseja transmitir. Isso garante que você está começando da forma correta para poder dar a melhor resposta às buscas dos usuários.

No entanto, o SEO é muito mais que apenas um site com aspecto profissional. A seguir apresentamos algumas das mais essenciais táticas de SEO que devem ser levadas em consideração:

  1. Pesquisa de palavras-chave

  2. Amigável a dispositivos móveis

  3. Velocidade da página

  4. Autoridade

  5. Links externos

  6. Links internos

  7. Metadados

  8. Alt text

01. Pesquisa de palavras-chave

Indiscutivelmente, pesquisar palavras-chave é uma das etapas mais importantes para compreender e implementar o SEO. A pesquisa de palavras-chave é o processo de procurar e encontrar as melhores e mais relevantes palavras para serem usadas nas páginas do seu site. Investigando um pouco e usando ferramentas profissionais para a pesquisa de palavras-chave, você pode compreender como as pessoas ao redor do mundo fazem buscas por coisas relacionadas ao seu produto ou serviço. Escolhendo as palavras certas para usar nas suas páginas pode fazer uma enorme diferença quando se trata da quantidade de tráfego que chega ao seu site.

Digamos que seu nome é Joana e você vende flores. Possivelmente você pensou em “Floricultura Joana” ou “Loja de flores Joana” para o título da sua página. No entanto, uma pesquisa rápida de palavras-chave vai te mostrar qual das duas opções, floricultura ou loja de flores, tem o maior número de buscas mensais. Usando a palavra-chave que tem maior número de buscas para o seu site vai enviar uma mensagem para o Google que o seu site é de fato o que as pessoas estão buscando.

Mas a busca por palavras-chave não termina aí. Continuando com o exemplo da loja de flores, você pode se dar conta que os resultados de busca para uma das duas opções, floricultura ou loja de flores, é dominada pelas grandes marcas com as quais a sua pequena loja não consegue competir. Ao invés disso, talvez seja uma ideia focar na sua localização geográfica (SEO local) ou em um nicho no qual você se especializa. Incluir essa informação nas páginas do seu site vai mostrar para o Google que seu site é uma poderosa opção quando as pessoas estão procurando por algo específico que você fornece.


02. Amigável a dispositivos móveis

Um outro elemento essencial em termos de SEO é garantir que todos os usuários podem chegar ao seu site e ter uma experiência de usuário positiva. No mundo de hoje, mais de 50% de todo o tráfego vem a partir dos dispositivos móveis. Isso significa que vale totalmente a pena se certificar que seu site seja amigável a dispositivos móveis.

Não só isso vai alavancar o seu negócio e garantir que as pessoas que fazem buscas a partir dos seus celulares conseguem ver e usar seu site, mas também é muito importante para o Google. O motor de busca frequentemente usa o processo indexação “mobile-first”, o que basicamente significa que a versão mobile do seu site é rastreada primeiramente quando o motor de busca for determinar o ranking do seu site entre os resultados. É por esse motivo que a versão mobile do seu site merece toda a sua atenção.





03. Velocidade da página

Um dos fatores que o Google leva em consideração é a velocidade da página ou o tempo de carregamento. A velocidade do carregamento do seu site é um fator importante para a experiência do usuário. Um site que carrega de forma muito lenta pode fazer os usuários desistirem do seu site antes mesmo de ver o que ele tem a oferecer. Dessa forma, é essencial que você preste muita atenção a esse fator e se certifique de otimizar a velocidade do seu site.

Algumas das formas mais fáceis para garantir que seu site carregue rapidamente incluem: não sobrecarregá-lo com mídia ou recursos, otimizar o tamanho das suas imagens e se ater ao uso de uma ou duas fontes em todo o seu site. Tudo isso vai fazer seu site ter um aspecto mais limpo, ser mais profissional, além de ajudar a manter um tempo de carregamento mais rápido.


04. Autoridade

Um elemento importante para conseguir ganhar a confiança tanto dos usuários como do Google é provar que você é uma autoridade no assunto. Temos a tendência de confiar mais nos especialistas e, portanto, procuramos consultar as pessoas que têm um profundo conhecimento no seu campo de atuação. O Google faz exatamente a mesma coisa. O motor de buscas determina quais sites têm mais informação e são mais qualificados em relação a um tópico determinado e em seguida dão prioridade a esses sites apresentando-os aos usuários que estão fazendo a busca.

Conseguir ser uma autoridade pode ser alcançado de diversas formas. A forma mais simples é debater com precisão a respeito do item ou serviço sobre o qual você tem mais conhecimento. Assim, se o serviço que você presta é relacionado à sua loja virtual que vende flores e o site tem um blog, você muito provavelmente vai debater tópicos relacionados a flores e aos cuidados com as flores.

Um outro fator importante são links de qualidade. Mais adiante vamos nos aprofundar um pouco mais em relação às estratégias para os links, mas, de forma resumida, isso se refere a outros sites ou páginas que têm um link para o seu site e que são autoridade no que fazem.

Ser uma autoridade a respeito de um certo tópico também pode ser alcançado com alguns passos simples. Certifique-se que o conteúdo do seu site esteja atualizado. Se você fornece a resposta para um certo tópico, mas essa resposta foi escrita em 2010, muito provavelmente você não é mais a autoridade em relação a esse tópico. O fator atualização nem sempre é a mais importante estratégia de SEO, mas, no entanto, ainda é a melhor prática.


05. Links externos

Links externos ou “backlinks” são aqueles links para o seu site inseridos em outros sites. Essa é uma importante tática de SEO uma vez que aumenta a autoridade do seu site. Também permite que mais usuários em potencial possam chegar ao seu site e saber mais sobre o seu produto ou serviço.

Os melhores links externos são aqueles que são autênticos e naturais. Isso acontece quando uma outra plataforma reparou em você e decidiu que seu site pode agregar valor ao conteúdo dessa plataforma. Sendo assim, eles incluem o link para o seu site como uma forma de ajudar a seus próprios leitores ou usuários. Quanto maior a autoridade ou importância do outro site, mais valioso é esse link. Apesar de não haver nenhum atalho para se conseguir links externos autênticos, a melhor forma é esforçar-se para criar consistentemente conteúdo de excelente qualidade.


06. Links internos

Usar links internos é uma outra estratégia do uso de links. Links internos são links entre as páginas do seu site. Isso ajuda a direcionar tráfego entre as páginas do site, atraindo a atenção para todos os seus recursos. Também proporciona um valor de usuário uma vez que ajuda seu site a ter uma melhor navegabilidade e assegura que seus usuários possam facilmente encontrar o que procuram.

Links internos também ajudam a alavancar a autoridade do site. Fazendo o link nas páginas mais poderosas dentro do seu site para as páginas menos visitadas, você sinaliza ao Google que ambas as páginas são igualmente importantes.


07. Metadados

Metadados se referem às informações que você fornece ao Google para descrever o que contêm as páginas do seu site. Quando você faz uma busca em um motor de buscas, cada resultado é apresentado com um título e uma descrição que te permite saber o tipo de conteúdo que você vai encontrar nessa página. Esse título e as descrições são chamados de metadados. Você pode fornecer essa informação ao Google para ajudar os usuários e o próprio Google a compreender as partes mais importantes da sua página.

Muitos especialistas em SEO consideram seus meta títulos ou title tags e as meta descrições como alguns dos sinais mais poderosos que você pode dar ao Google. Portanto, é crucial tentar incluir suas palavras-chave mais importantes no seu title tag.

Metadados também têm uma vantagem fundamental no SEO. Você tem o controle do texto que os usuários vão ver quando chegarem ao seu site. Incluindo um texto cativante e que responda claramente à consulta do usuário pode levar a mais cliques para o seu site. Quanto mais as pessoas clicam, mais o Google percebe que o seu site é uma resposta para as buscas dos usuários e, por consequência, classifica seu site em uma posição mais alta nos resultados de busca.


08. Alt text

Alt text ou “alternative text” (texto alternativo) é a pequena descrição que você dá às imagens do seu site. Está inserida no HTML do seu site e é um importante recurso do SEO. Os robôs que rastreiam as páginas na Rede não conseguem interpretar imagens e, por isso, necessitam do alt text para registrar o que as imagens retratam. Isso tem algumas ramificações importantes do SEO:

Com alt text é mais provável que as suas imagens apareçam nas buscas no Google, não só na seção Google imagens, mas também no topo das páginas normais dos resultados de busca. As imagens cada vez mais passaram a ser um padrão nas buscas no Google e quanto melhor seu alt text, melhor o ranking da imagem. E obviamente, quanto melhor a sua classificação, mais exposição seu site vai ter e muito provavelmente você vai conseguir um maior tráfego para seu site.

Na percepção do Google, as páginas que utilizam alt text são, de uma forma geral, mais otimizadas. Isso pode ajudar seu site a ter uma melhor aparência aos olhos dos motores de busca.

Uma coisa importante a levar em consideração é como redigir exatamente o alt text. Quando você olha para uma imagem, certamente pode pensar em diversas formas de como descrever o que você vê. Sendo o SEO o propósito, é recomendado pensar de forma estratégica sobre o seu alt text e tentar incluir algumas palavras-chave para poder dar um empurrãozinho a mais ao seu site em termos de SEO.


Próximos passos

Agora que você já sabe as principais estratégias de SEO, pode estar pensando o que fazer em seguida. Você pode começar pelos passos já mencionados e se certificar que foram implementados no seu site. Uma forma simples para fazer isso é usando o Wix SEO wizard. Esta ferramenta vai te dar recomendações personalizadas de SEO de acordo com as necessidades do seu site. Obviamente, você também pode implementar cada uma dessas estratégias individualmente.

Você já começou muito bem se de fato já adicionou todas as táticas mencionadas anteriormente. No entanto, não termina aí todo o trabalho relativo ao SEO. Um outro aspecto importante do SEO é a manutenção. Você vai ter que verificar seu site constantemente para se certificar que está tudo funcionando adequadamente e que está atualizado. Frequentemente, pequenas alterações no seu site podem quebrar links ou prejudicar a funcionalidade do site e, portanto, é imprescindível verificar e fazer a manutenção do site.

Por fim, é recomendado verificar as métricas regularmente para que você possa entender se todo esse trabalho de SEO está resultando no crescimento do seu site. Você pode verificar os rankings do seu site com ferramentas de SEO como Ahrefs de forma a ter uma noção do impacto direto da sua otimização. Em outras palavras, você pode verificar se o seu site melhorou a sua posição nos rankings e também para quais palavras-chave o site está tendo o melhor ranking. Você também pode utilizar a ferramenta de análise de tráfego do seu site para te ajudar a compreender quanto tráfego está chegando ao seu site e de onde esse tráfego está vindo.


bottom of page