Feminismo, Gênero, Privilégio e Equidade

Feminismo e equidade de gênero não podem ser rotulados apenas como uma questão das mulheres. É uma questão econômica que deve ser levada a sério por todas as pessoas sérias e principalmente pelas mais privilegiadas.




Uma pesquisa conduzida em 2014 pela consultoria McKinsey sobre diversidade mostrou que as empresas no quartil superior para diversidade de gênero em suas equipes executivas eram 15% mais propensas a ter lucratividade acima da média do que as empresas no quartil inferior. No conjunto expandido de dados de 2017, esse número aumentou para 21% e continuou sendo estatisticamente significativo.


Ainda nos dados de 2017, também foi encontrada uma correlação positiva entre diversidade de gênero nas equipes executivas e duas medidas de performance financeira: empresas do quartil superior em diversidade de gênero nas equipes executivas tinham uma probabilidade 21% maior de ter margem EBIT superior à de seus pares do quartil inferior; além disso, tinham uma probabilidade 27% maior de criar valor no longo prazo do que seus pares do quartil inferior, medido pela margem de lucro econômico.


Ou seja, a diversidade de gênero está correlacionada tanto com a performance financeira das empresas como com a criação de valor.


Mas afinal, o que é gênero?


Joanna Burigo, mestre em Gênero, Mídia e Cultura nos ensina na palestra abaixo, de pouco mais de 15 minutos, como as linguagens de gênero regulam identidades, comportamentos e questões políticas.



"Ser feminista é usar uma lente. Uma lente que te permite enxergar o mundo de uma forma que não a tua, de uma forma , na verdade, que te apresenta outras perspectivas. Perspectivas, inclusive, que nos alertam para quando nós estamos mantendo estruturas sociais de opressão." Joana Burigo

Feminismo e equidade de gênero não podem ser rotulados apenas como uma questão das mulheres. É uma questão econômica que deve ser levada a sério por todas as pessoas sérias e principalmente pelas mais privilegiadas.


#mulheres_mudam_o_mundo

#mulheres_que_inspiram

#conhecimento_muda_o_mundo

#feminismo #equidade #genero

#wecanbe_what_wesee

#womanchangetheworld #mulheresmundamomundo

#achieve #support #respect #kindness #strength

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se e receba os artigos publicados.

Obrigada pelo contato.

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

LET'S TALK

© 2021 Erika Bosco. Created on Editor X.