O que é uma Landing Page?

Uma landing page é uma página apresentada ao visitante/usuário quando ele clica em um link.


Pode ser a primeira página de um site, um site one page (com todas as informações condensadas em uma página) ou até mesmo um hotsite (site para ações de marketing específicas).




Como tornar uma Landing Page bem sucedida?


As Landing Pages atendem a uma única meta de marketing ou vendas, desde a geração de leads até o incentivo de assinaturas e muito mais.


É por isso que a taxa de conversão (o número de pessoas que convertem em relação ao número total de visitantes) é usada para avaliar a eficácia de landing pages.


E embora não haja uma fórmula mágica para obter uma excelente taxa de conversão, existem algumas recomendações de webdesign que podem aumentar suas chances de sucesso:


  • As primeiras impressões são importantes.

Demora cerca de 50 milissegundos para um visitante formar uma primeira impressão sobre o seu site, e essa impressão será amplamente baseada no que ele vê. A linguagem visual que você usa para se comunicar com os visitantes é muito importante - uma página com imagens finas, tipografia nítida e animações agradáveis ​​provavelmente criará uma impressão positiva.

  • Uma página, um objetivo.

Ter um objetivo claro é essencial. O design deve ser voltado para a ação que você deseja que seus visitantes realizem. Quer que eles se inscrevam no seu serviço, deixem seus endereços de e-mail ou qualquer outra coisa? Não peça aos usuários para fazerem várias coisas; para obter a máxima eficiência, concentre-se em uma única ação.

  • Argumentos fortes.

Trabalhe no conteúdo no início do processo de design, porque o texto e os recursos visuais em sua página definirão sua mensagem e hierarquia visual. Certifique-se de que consiga responder a todas as perguntas que os visitantes possam ter ao navegar em sua página. Lembre-se de colocar os principais argumentos acima da dobra, porque o conteúdo que os usuários veem na área superior da tela afeta diretamente o envolvimento do usuário (se o conteúdo for relevante e interessante, eles estarão mais dispostos a rolar para obter mais informações).

  • Layout de fácil visualização.

Os usuários não lêem na web, eles passam os olhos nas paginas e por isso é essencial criar layouts ​​que os ajudem a encontrar o que procuram em um piscar de olhos. Projete uma hierarquia visual clara que oriente os olhos dos leitores em torno do conteúdo intencionalmente, enquanto remova tudo o que pode ser uma distração.


  • Botões de apelo à ação proeminentes.


Os visitantes devem ser capazes de identificar o CTA (Call to Action) principal imediatamente ao acessar a página. Você pode usar um teste de desfoque para validar seu layout e ver qual elemento atrai mais atenção, como adicionar um desfoque Gaussiano de 5–10 px ao seu design em um editor de fotos. Ao olhar para uma versão desfocada de sua Landing Page, você verá quais elementos se destacam. Se for um botão de CTA, está tudo bem.

  • Rótulos de apelo à ação acionáveis.

Evite rótulos vagos como "Mais informações" para botões de CTA. Em vez disso, use uma linguagem acionável que atraia os usuários para a ação e seja muito clara no que você deseja que eles façam. Rótulos como "Compre agora" ou "Obtenha um orçamento instantâneo" são mais propensos a incentivar os usuários a fazer algo.

  • Teste seu design.

É vital testá-la com os usuários. O teste não precisa ser complexo ou demorado. Você pode obter bons resultados com o teste de cinco segundos. Faça uma captura de tela de sua página de destino, mostre-a aos usuários por cinco segundos e faça algumas perguntas simples, como “Qual é o propósito desta página?” ou “Quais são os principais elementos de que você se lembra?”

Exemplos de Landing Pages com Design incríveis


Agora vamos ver como alguns designers aplicam as regras mencionadas acima na prática:


1. Elysium Bulimba



Elysium é um empreendimento na Austrália, que oferece uma vida luxuosa e um estilo de vida exclusivo. A seção acima da dobra da Landing Page oferece uma imagem exuberante do edifício emparelhado com um slogan curto e cativante, "Your Slice of Paradise".


Existem alguns CTAs no painel esquerdo da página. Conforme o usuário começa a rolar a página, o conteúdo aparece em blocos fáceis de visualizar - as imagens acompanham as seções de texto, com movimentos repetidos e elegantes para “Cadastre-se agora”.




2. Hanai World



Hanai World é uma plataforma de realidade social mista que cultiva a conexão por meio de uma variedade de eventos e reuniões. A área acima da dobra da Landing Page contém apenas informações suficientes para convidar os usuários a “se juntar ao movimento” ou rolar para obter mais detalhes.

Conforme os usuários começam a explorar a página, eles se deparam com agradáveis ​​efeitos de paralaxe que criam uma sensação de movimento, belas imagens 3D e uma esfera flutuante que os guia ao longo do caminho.





3. Project Reset


Project Reset é uma cápsula do tempo documental gerada pelo usuário e dirigida ao futuro. O site convida os visitantes a enviar cartas anônimas que serão abertas no futuro durante um ano especialmente desafiador. Ao começar a rolar esta página, você poderá ler algumas das cartas enviadas pelos visitantes. Cores vivas, tipografia ousada e vídeos incorporados criam uma experiência ousada que se apropria da linguagem visual do ativismo ao imaginar um amanhã melhor.



4. GlowBar


Glowbar é um centro de beleza com foco principal na experiência de cuidados com a pele. Como tal, sua Landing Page coloca o rosto humano na área acima da dobra, o que naturalmente atrai a atenção dos espectadores. O CTA está localizado de forma proeminente no centro da tela, combinando com a cor da camisa da modelo e o resto da paleta do site.


A página apresenta muitos detalhes sobre cuidados com a pele que ajudam os visitantes a entender melhor o que podem esperar ao experimentar este serviço. Ele também aplica um gradiente radiante surpreendente que adiciona um efeito brilhante à página.




5. Marcus Miller Consulting


Marcus Miller é um especialista em consultoria de vida. Sua página oferece as informações mais críticas antecipadamente: "Descubra seu verdadeiro eu e construa a vida que você deseja."


A página oferece um equilíbrio cuidadoso de texto e imagens. Junto com uma paleta de cores suaves e muitos espaços em branco, o design estabelece uma sensação de confiabilidade. Um botão de CTA, "Agendar Consulta", se destaca bem neste layout, garantindo aos visitantes para começar e receber o suporte de que precisam.




6. Plink



Plink é uma plataforma para lidar com pedidos de pagamento. A seção principal da página apresenta um fundo gradiente azul e uma animação 3D com uma nave espacial decolando. É um visual que captura perfeitamente a meta de seus clientes de enviar solicitações de pagamento e receber o pagamento rapidamente. A afirmação “86% dos nossos pedidos de pagamento são pagos em 12 horas” reforça a sensação de que este serviço é fiável e funciona bem, incentivando os visitantes a iniciarem sessão no produto.







7. Wunder



Wunder é uma bebida refrescante sazonal, e esta página de destino chega o mais perto possível de descrever seu sabor, sem tomar um gole real. Combina imagens finas, tipografia nítida e cores energéticas para criar um clima de verão descontraído.


O CTA que leva a “Encontre Wunder” é colocado generosamente na página. Quando pairado sobre ele, vira um gradiente rosa relaxante, dando aos visitantes ainda mais motivos para clicar e encontrar o ponto de venda mais próximo deles.




Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se e receba os artigos publicados.

Obrigada pelo contato.

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

LET'S TALK

© 2021 Erika Bosco. Created on Editor X.