Escolhendo KPIs para monitorar seus objetivos



Os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) são métricas que determinam o sucesso da sua empresa.


Métricas específicas de acompanhamento permitirão que você avalie facilmente o desempenho do seu site ao longo do tempo e o ajude a ver o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.


Os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) são métricas que determinam o sucesso da sua empresa. Eles estabelecem uma ligação entre os objetivos do seu negócio e seus esforços de marketing. Além disso, eles devem deixar claro como o seu site está contribuindo para os seus objetivos gerais.


Escolhendo KPIs para monitorar seus objetivos


Os KPIs escolhidos dependerão das suas metas específicas, mas devem sempre:

  • Ser mensuráveis.

  • Acompanhar aspectos essenciais para o sucesso da sua empresa.

  • Estar diretamente relacionados aos objetivos do seu negócio.

  • Ser aplicados de forma consistente.


Definir KPIs para cada estágio do funil de vendas ajudará você a identificar quais partes do seu site estão contribuindo para o sucesso da sua empresa e quais páginas precisam ser melhoradas.


Se as vendas no seu site estiverem escassas, o problema pode ser o processo de checkout. Ou então, pode ser que não haja pessoas suficientes entrando no topo do funil de vendas e conhecendo a sua marca. Aqui estão alguns KPIs que ajudarão você a identificar problemas.


KPIs para o topo do funil de vendas


SEO é uma ótima maneira de alcançar pessoas que não conhecem o seu negócio e iniciá-las na jornada de compra. Se a sua estratégia de SEO não estiver funcionando, você terá menos pessoas entrando no topo do funil de vendas e, portanto, menos pessoas gerando conversão posteriormente.


O KPIs abaixo indicam uma crescente descoberta do seu negócio:


Classificações de busca: acompanhar quantas das suas páginas aparecem nos resultados do Google ajuda a monitorar a qualidade do conteúdo e da estratégia de palavras-chave. Boas classificações são um sinal de que você entende as necessidades do usuário e a intenção de busca.

Tráfego orgânico: é o número de visitantes que chegam ao seu site a partir dos resultados da busca do Google.

Número de novos visitantes: se esse número for alto e crescente, é um sinal de que sua estratégia para a descoberta está funcionando.


KPIs para acompanhar o meio do funil de vendas


Depois que as pessoas descobrirem o seu negócio, você deve aumentar o interesse delas. Se as suas classificações de busca e tráfego orgânico estiverem muito bons, você precisa verificar se os KPIs abaixo estão sendo executados para garantir que os visitantes passem para a conversão:


Número de visitantes recorrentes: indica a eficácia do seu site na criação e retenção de um público online.

Visualizações da página: o número médio de páginas que alguém vê durante a visita fornece um indicador importante de quão interessante é o conteúdo do seu site. Se o número for baixo, é necessário melhorar a estrutura, a navegação e os CTAs do seu site.

Taxa de rejeição: porcentagem de visitas em que apenas uma página é visualizada. Uma taxa de rejeição muito alta pode indicar que seu conteúdo não atende às necessidades do usuário.

Registros de email: rastreável no Google Analytics, esse KPI pode ser um indicador de quão interessante e útil é o conteúdo do seu blog. Se você tiver esse CTA no seu site, é fundamental acompanhar o KPI dele.

Volumes de pesquisa de marca: o número de vezes que o nome da empresa é pesquisado a cada mês indica quantas pessoas conhecem e estão interessadas no seu negócio. Se esse valor estiver aumentando, você está fazendo um bom trabalho. Essa métrica está disponível na maioria dos recursos de palavras-chave. Ou então, você pode usar o Google Trends para acompanhar.


KPIs para acompanhar a parte inferior do funil de vendas


Na parte inferior do funil de vendas, seus clientes potenciais estão prontos para a conversão. Essa geralmente é a parte que move em direção aos objetivos do seu negócio. Dependendo do seu site, os usuários podem fazer uma compra, entrar em contato com sua equipe de vendas, obter um orçamento ou fazer um agendamento. Portanto, os KPIs para acompanhar são:


Envios de formulários: o número de formulários recebidos indica o sucesso do seu site na criação de confiança e na orientação dos usuários para a conversão.

Compras: altos volumes de vendas podem indicar um ótimo conteúdo e navegação.

Carrinho de compras abandonado: mostra quantas pessoas deixam seu site antes de terminar o preenchimento de um formulário ou compra. Se esse número for muito alto, pode ser que o processo esteja muito complicado.


Você não precisa acompanhar todos esses KPIs, mas é recomendado monitorar regularmente alguns indicadores de cada etapa do funil de vendas. Eles fornecerão uma visão geral sucinta e simples do progresso do seu site, sem a necessidade de enormes relatórios.


Todas essas métricas são fáceis de acompanhar e permitem que você tome valiosas decisões, baseadas em dados, sobre como melhorar o seu site e seus negocios.

Posts recentes

Ver tudo

Cadastre-se e receba os artigos publicados.

Obrigada pelo contato.

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

LET'S TALK

© 2021 Erika Bosco. Created on Editor X.