top of page

Como Elaborar a Declaração de Missão da Empresa, com Exemplos


A declaração de missão é uma das mais poderosas ferramentas que você tem para guiar sua empresa ou organização rumo ao sucesso. O macete é saber como criar uma declaração de missão perfeita antes de começar a postá-la pelo seu escritório ou no seu site. Há algumas dicas e truques para você escolher as palavras certas, e formular sua visão e seus valores - para você, para seus funcionários e para seu público-alvo. Vamos mergulhar no assunto e rever o que faz uma declaração de missão ser realmente eficiente, e como escrevê-la para sua empresa ou organização. Além disso, incluímos no final alguns excelentes exemplos de declaração de missão para você se inspirar.



O que é uma declaração de missão?


Vamos começar com o básico. Provavelmente você já escutou que uma declaração de missão é a alma do seu negócio. Mas na realidade o que é essa declaração? Uma declaração de missão pega o “porquê” do que você faz e consolida isso em uma ou duas frases (antes que você pergunte: uma frase do tamanho de um parágrafo não serve!). Esta expressão abreviada dos seus valores e seu propósito ajuda qualquer pessoa que se depara com seu trabalho a compreender de imediato do que se trata. E também para lembrar a você e a seus funcionários o porquê vocês continuam passando pela porta todas as manhãs.


Uma declaração de missão poderosa deve ter quatro elementos chave:


  • Valor

  • Inspiração

  • Plausibilidade

  • Especificidade


Desta forma, os leitores compreenderão o valor que seu trabalho agrega ao mundo ou às suas vidas, sentindo-se inspirados para se juntarem à sua missão, convencidos de que seu objetivo é perfeitamente alcançável, e de que a natureza da sua empresa ou organização é de uma clareza cristalina. Uma vez que estes quatro componentes estejam presentes, você conseguiu uma declaração de missão que está pronta para impressionar.



Por que a sua empresa necessita de uma declaração de missão?


Todos esses “ingredientes” da declaração de missão parecem ótimos juntos, mas por que é tão importante que você tenha essa declaração? Há motivos internos e externos à sua empresa. Internamente, funciona como uma declaração orientadora que enquadra todas as decisões estratégicas da sua empresa. É uma referência fácil, cada vez que você precisa relembrar os valores incorporados pela sua empresa ou a visão que está buscando. Além disso, passa a ser uma contribuição importante para o estado de espírito do local de trabalho servindo como uma dose de inspiração cada vez que seu propósito declarado começa a desaparecer por trás de emails administrativos e campanhas para levantar fundos. É nesses momentos que você escreve sua declaração de missão em um post-it e ela fica colocada na tela do seu computador.


Externamente, esta declaração é uma figura central no âmbito da identidade da marca. Os leitores vão associar seu tom, vão registrar as palavras-chave que você escolheu e os valores que você destaca com a figura geral da sua empresa. Dessa forma, a declaração de missão comunica às pessoas de fora quem você é e o que você faz. Em sua maneira concisa, a sua tarefa é explicar como promover uma conexão com as mentes curiosas que visualizam suas diversas frases, e por que sua empresa ou organização é a que eles devem escolher.



Como escrever a declaração de missão para sua empresa em 5 passos


  1. Responda a três perguntas fundamentais: O que faz a sua empresa? Como faz? Por quê? Em relação à primeira questão, avalie sua resposta através do olhar dos seus clientes ou beneficiários, dos seus funcionários e claro, de você mesmo. Quando for relevante, você pode ampliar a sua perspectiva e definir também o que a sua empresa faz pela sua comunidade ou até pelo mundo. O exercício de responder essas três questões ajuda a esclarecer seu propósito, deixar claro o valor que você oferece e se reconectar com sua paixão motivadora.

  2. Faça um "brainstorm": Pode ser só você mesmo ou com sua equipe, jogue com as palavras e frases de forma a que possam transmitir as respostas que você gerou no passo anterior. Claro, sabemos que cada uma dessas questões dá margem a uma dissertação, talvez até a um livro. Aqui, no entanto, ser breve passa à frente de qualquer coisa. Ao invés disso, tente encontrar palavras que possam instantaneamente captar o sentimento do valor e propósito da sua empresa. Não se restrinja: neste ponto, todas as ideias são aceitáveis e você nunca sabe quando uma frase meio estranha servirá para abrir o caminho para encontrar a frase que é a certa.

  3. Reduza o número de opções: Seja através de um processo de votação em grupo ou solicitando feedback de algumas pessoas em quem você confia, diminua a lista que você gerou no passo dois. Ao final desta etapa, você deve surgir com uma lista mais enxuta de suas palavras e frases favoritas, que sejam adequadas e que verdadeiramente sejam um reflexo da sua marca.

  4. Transforme suas palavras em frases: Separe algumas horas, escolha um lugar tranquilo e escolha aquela playlist ideal para concentração. Este é o momento de começar a misturar suas palavras e frases escolhidas de forma a criar uma ou duas frases completas, tendo sempre em mente todos os elementos que vimos anteriormente. Verifique constantemente esses quatro critérios para ter a certeza que está no caminho certo. Por fim, lembre-se de escrever no presente do indicativo. Esta é uma declaração efetiva do que você faz e não do que espera fazer algum dia.

  5. Revise o que escreveu: O melhor para a etapa da edição é fazê-la com um olhar novo, depois de um tempo afastado do seu primeiro rascunho. Veja em que pontos você pode encurtar mais sua frase ou fazer seu texto ainda mais preciso. Pense a respeito de potenciais desenvolvimentos futuros para o seu negócio. A declaração que você está redigindo agora vai resistir ao teste do tempo e de uma estratégia de negócios que não para de evoluir? Preste atenção para ter alguma flexibilidade na sua versão final (sem perder de vista as características específicas, obviamente). Por fim, retire toda a frescura. Palavras grandiosas que parecem pomposas, mas não agregam grande valor ou clareza para seus leitores devem ser evitadas. O que sobrar de suas anotações após a edição deve ser aquele conteúdo forte, duradouro e conciso, que faz declarações de missão serem de excelente qualidade.



E agora o que acontece? Onde exibir sua declaração de missão? Agora que sua declaração de missão está pronta, chegou a hora de divulgá-la para seus colegas e seus público-alvo. Imprima e encontre um lugar no seu local de trabalho para orgulhosamente exibi-la de forma que tanto você como os membros da sua equipe possam olhá-la como uma fonte de orientação sempre que tiverem à sua frente uma grande decisão a ser tomada, ou quando necessitem de uma alavancada na inspiração. Além disso, sua nova declaração de missão deve constar de todos os seus materiais promocionais e de marketing, desde panfletos impressos até seu maravilhoso site. Devido ao seu tamanho pequeno também é excelente para incluir na Bio de suas páginas nas redes sociais. Sua declaração de missão mostra seu ponto de forma rápida e sucinta, retendo a atenção dos visitantes do seu site. E isso é muito bom para os negócios! P.S.: Anote todos os lugares onde você mostra sua declaração de missão. Na eventualidade de você querer atualizá-la, será mais fácil fazer uma varredura do seu escritório e da sua presença online para implementar as novas edições com consistência. Inspire-se com os seguintes exemplos de declarações de missão Veja alguns exemplos de excelentes declarações de missão que acertaram em cheio com sua precisão arrojada: Southwest Airlines: A missão da Southwest Airlines é a dedicação à mais alta qualidade de atendimento ao cliente, proporcionando uma sensação de calor humano, amizade, orgulho individual e espírito de empresa. As Escoteiras dos Estados Unidos: O escotismo feminino forma meninas de coragem, de confiança e de caráter, que fazem do mundo um lugar melhor. Snap Inc.: A Snap Inc é uma empresa de câmeras. Acreditamos que reinventar a câmera representa nossa maior oportunidade para melhorar a forma como as pessoas vivem e se comunicam. Contribuímos com o progresso da humanidade empoderando as pessoas para se expressarem ao vivo no seu momento, aprenderem mais sobre o mundo e se divertirem juntas. The New York Times: Buscamos a verdade e ajudamos as pessoas a compreenderem o mundo. Esta missão está enraizada na nossa crença que um excelente jornalismo tem o poder de enriquecer e satisfazer a vida de cada leitor e fazer toda a sociedade ser mais forte e mais justa. Assim que tiver sua declaração de missão pronta, é chegada a hora de jogá-la para o mundo. Crie um site hoje mesmo e mostre toda a sua visão!

bottom of page